A EMPRESA

A ARTEBR desenvolve projetos em arte, educação e literatura para diversas instituições culturais. Atua na coordenação editorial e direção de arte em publicações, assim como em projetos educativos e de exposição de arte. A empresa já nasceu com vocação para a invenção e novos experimentos, na década de 1990, no encontro de Stela Barbieri e Fernando Vilela – ambos artistas, autores, editores, palestrantes, designers e educadores.


OS DIRETORES

stela-e-fernando31

Stela Barbieri

Foi curadora do Educativo da Bienal de Artes de São Paulo, de 2009 a 2014, período onde houveram 3 edições da Bienal de Artes e 2 exposições intermediárias, que receberam 860 mil visitantes, e formou 1368 educadores. Participou da curadoria, concepção e elaboração do material educativo para o Museu de Arte do RJ, MAR e também do evento de 150 anos da Basf. Faz parte do Conselho Consultivo do Programa Gulbenkian Educação para Cultura e Ciência (PGECC), de Lisboa, Portugal.  Foi diretora no Instituto Tomie Ohtake de 2002 a 2014, coordenando os núcleos para professores e alunos, o atendimento ao público, e as publicações de apoio às exposições. É assessora de Artes da Escola Vera Cruz, no ensino fundamental, e na Escola Castanheiras. Na mesma função, prestou serviços para a Escola Nossa Senhora das Graças e Colégio Oswald de Andrade. Assessorou o Espaço Unibanco na ação “Escola de Cinema” por mais de 10 anos. No campo da literatura, além de autora de livros infantojuvenis, realiza narrativas de contos autorais e da tradição oral.
Como artista plástica, expõe desde 1990, em museus e instituições culturais no Brasil e exterior. E realizou o projeto “Lugares”  em várias unidades do SESC-SP.

Fernando Vilela

Autor e ilustrador de quase uma centena de livros, tendo  diversos prêmios no Brasil e exterior  entre eles três Prêmios Jabuti. Realiza exposições em várias instituições culturais brasileiras e estrangeiras, e foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea.
Tem obras no acervo do MoMA, no Museu de Arte Contemporânea e Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi diretor de arte do site do Jornal da Tarde, em 1997, e na Abril.com em 2001.
Em 2011 foi curador da exposição “Linhas de Histórias – Um Panorama do Livro Ilustrado no Brasil” realizada no SESC Belenzinho, assim como da mostra de ilustração brasileira “Countless Theads, Countless Tales”, na Feira Internacional do Livro, realizada em Bolonha, Itália no ano de 2013.